sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A primeira competição

Quando retornei a treinar sabia que mais cedo ou mais tarde o meu lado “insano” iria querer competir, e a oportunidade surgiu no inicio de maio de 2009, o Sensei Hitoshi comunicou que haveria uma competição no dia 28 de Junho de 2009 por equipes em Ribeirão Pires e que a academia tinha a intenção de participar.

Para a competição resolvi aumentar a carga de treinos, mas nada relacionado a preparo físico, somente judô e não fazia qualquer dieta, eu não tinha qualquer pretensão em perder peso para competições por equipes. Após o anuncio que iríamos competir pensávamos em entrar com duas equipes, mas se todos quisessem competir poderíamos ter até três equipes, porém a duas semanas da competição tínhamos confirmado somente as seguintes pessoas...


Edmilson (China), Alexandre (Xandi), Affonso e  Fernando Maionque

Na semana da competição Sensei Hitoshi fez uma simulação de shiai por equipe para que entrássemos no ritmo e espírito da competição.

Na sexta-feira véspera da competição confirmamos o ultimo participante ou se preferir o quinto elemento – Nildo, professor de Jiu-Jistsu e judoca muito aplicado. Nossa equipe estava formada, porém nosso maior problema era o peso, nossa equipe era muito leve e isto poderia nos trazer alguma desvantagem.



Domingo dia da competição! Por incrível que pareça, eu estava muito tranqüilo, não sei explicar, não me sentia pressionado ou tenso como em outras ocasiões, nossa primeira luta seria com um clube Taboão e nesta equipe só tinha um graduado e aparentemente demonstraram inexperiência em shiai.

Nossa equipe estava tensa, a primeira luta foi o Maionque e ganhou por ippon, sofreu um pouco até conseguir jogar, a segunda foi o Xandi e também ganhou por ippon, a terceira foi o Edmilson que também ganhou de ippon e a quarta luta... - “Minha primeira luta, depois de muito tempo, foi como esperado. No mínimo esquisita! Meu oponente era um faixa azul um pouco maior que eu, sempre tive dificuldade para lutar com pessoas com pouca experiência, elas normalmente fazem muita força e entram contragolpes que às vezes podem machucar, o caso mais comum é levar um Tani-Otoshi fora do tempo e a conseqüência é machucar o tornozelo ou joelho. Com esta preocupação acabei tentando entrar um Uchi-Mata displicentemente, e adivinhe o que aconteceu: Levei um Yuko de Tani-Otoshi (contragolpe), neste momento centrei-me novamente e levantei com o objetivo de acabar rapidamente com a luta, segurei firme gola, matei a manga, com a pegada dominada entrei um O-Soto-Gari de longe, enganchando o pé e aproximando e “vupt”, ele desmoronou e caiu no chão, ganhei por desistência, aparentemente machucou o joelho. Fiquei frustrado, não consegui entrar um golpe e nem sequer jogá-lo.” E por ultimo foi luta do Nildo que também ganhou por ippon.

A próxima equipe a enfrentar era Associação Hinode, eles mantém uma equipe master forte, com algumas figuras conhecidas na minha época como o Osvaldinho e Paulinho Castellanos. Na primeira luta foi o Fernando contra o Osvaldinho, o Fernando estava lutando bem e no final acabou levando um ippon de morote-seio-nague, na segunda luta o Xandi acabou perdendo de ippon por imobilização, na terceira luta o Edmilson perdeu levou um Kata-Otoshi e levou ippon .

Quarta luta, eu estava pronto, me sentia bem e resolvi adotar uma estratégia “infame” de não me desgastar no inicio e atacar no final da luta quando ele estivesse cansado. A estratégia não funcionou e os motivos foram: Acabei sendo surpreendido pelo preparo e força do Paulinho, nitidamente ele tinha mais ritmo e preparo em competição do que eu, após conseguir passar o primeiro 1,30’ de luta percebi que não tinha mais forças para movimentá-lo e conseqüentemente não entrei nenhum golpe, fui completamente neutralizado e acabei levando um shido por falta de combatividade e outro shido por segurar uma manga dele com as duas mãos por mais de cinco segundos. Resumindo foi um lixo de luta no meu ponto de vista, fiquei muito irritado. Perder por falta de combatividade e não conseguir fazer qualquer entrada de golpe é extremamente frustrante para mim, claro que o Paulinho tem todos os méritos, porém eu como judoca não posso aceitar perder desta forma e por causa do Paulinho e desta luta decidi treinar mais forte visando encontrá-lo em outras competições. E por ultimo o Nildo estava lutando bem e acabou perdendo por ippon no finalzinho da luta.

Desta forma acabamos em terceiro lugar, com a Hinode em primeiro e Santo André em segundo, nossa equipe a principio ficou desanimada, mas espero que se animem para o próximo ano. Afinal são as derrotas que nos fazem crescer e entender que não existe maneira fácil para ser forte e precisamos nos esforçar para vencer os desafios.


1o. Hinode, 2o. Sto Andre e 3o. Hombu Budokan

terça-feira, 24 de novembro de 2009

32o Torneio por Equipes Budokan - 1979

Esta foto foi tirada no 32o. Torneio Anual de Judo por Equipes Budokan e disponibilizada pelo Sensei Hitoshi Ogawa. Ele sabendo da minha iniciativa no blog resolveu disponibilizar algumas fotos para serem divulgadas. Muito obrigado Sensei.

Na foto fazendo a premiação está o Sensei Massao Shinohara e a equipe premiada é da Vila Sônia, os garotos que consegui identificar são: Eduardo Kodama, Endo, Vicenzo o restante não consegui, mas casos vocês lembrem de alguém, por favor coloque nos comentários.


Torneio Internacional Pirelli - 1988

Para estrear o topico fotografia em preto e branco encontrei uma foto que foi publicado no jornal interno da Pirelli sobre o Torneio Internacional da Pirelli em 1988 (21 anos atrás) nesta competição fiquei em terceiro lugar perdendo de wazari (uchi-mata) executado pelo Teshima (Projeto Futuro e Pirelli) que ficou em primeiro lugar, em segundo ficou Glauco (Pirelli) e em terceiro eu acho que é o Adilson (Corinthians).  Bons tempos eu estava no Junior Ligeiro (até 60 kgs) e tinha somente 18 anos.