segunda-feira, 20 de julho de 2009

Preenchendo as lacunas do passado... Parte I

Durante anos fiquei afastado dos tatames, mas nunca deixei de acompanhar o andamento do esporte e o crescimento constante dos nossos atletas, durante minhas viagens fazia pequenos treinos e tentava manter-me motivado a praticar o Judô, sabia que não tinha o vigor físico da adolescência e as contusões e atividades profissionais que ocorreram no período de 1990 até 2007 deixavam-me longe do Judô.

Neste período por varias vezes pensei que não poderia recuperar o tempo perdido e conseqüentemente não poderia competir no mesmo nível de anos atrás. Depois de muitos anos dei os primeiros passos e compreendi que eu tinha razão, eu não conseguiria estar no nível que gostaria e eu precisaria fazer um esforço que na época ou momento era impossível.

Esta situação foi um importante divisor de águas, pois comecei a refletir o que o Judô representava para mim e como ele fortificou os 5 pilares da minha vida: Família, Amigos, Estudos, Esporte e Profissão.

A partir deste momento compreendi que meus filhos também deveriam participar deste aprendizado e deveriam entender como o mundo pode ser rico com ensinamentos tão simples.

“A essência do Judô não está na vitória nem na revelação do talento, mas sim no esforço e na habilidade desprendidas para conseguí-las" (Jigoro Kano)

Um comentário:

  1. Parabéns Affonso. Conte comigo para estar ao seu lado nessa jornada que dura toda a vida: o auto-desenvolvimento e aprimoramento pessoal através do Judô!

    ResponderExcluir