domingo, 27 de dezembro de 2009

62º Torneio Anual Budokan – O Torneio - Parte I

Os torneios organizados pela Budokan ocorrem desde 1948 e durante anos foram organizados pelo Sensei Ryuzo Ogawa – 8º Grau, que passou para seu filho Sensei Matsuo Ogawa - 9º Grau, e hoje é organizado por seus netos Hitoshi e Hatiro Ogawa – 6º e 7º Grau.

A importância deste torneio para o Judô Brasileiro é algo grandioso, por ele passaram grande parte da nata do judô nacional – mestres e atletas, e com o auxilio deste torneio ajudou a moldar o judô brasileiro, deixando-o muito próximo ao praticado no Japão. Mas este é um assunto que merece vários “posts” e precisam de uma grande riqueza de detalhes para mostrar o quão importante é este evento.

No dia 05 de Setembro de 2009 foi realizado em Pindamonhangaba, interior de São Paulo o 62º Torneio Budokan, considerado o segundo torneio mais tradicional do mundo, ficando atrás somente do Campeonato Japonês.

Participaram aproximadamente 700 atletas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros. Estavam presentes neste evento os ilustres atletas Carlos Honorato, Henrique Guimarães e Edinanci Silva – Atletas olímpicos, que fazem parte da nata do judô nacional e mundial e que merecem todo o respeito pelas suas conquistas. “Muito Obrigado!”.


Carlos Honorato, Hitoshi Ogawa, Edinanci Silva, prefeito João Ribeiro, Henrique Guimarães e secretário de Esportes do município, Tayoba.

A competição inicialmente estava marcada para o dia 16 de Agosto de 2009, porém com o problema da H1N1 – Gripe Suína, ela foi adiada para o dia 05 de Setembro. O torneio é dividido por idade com competições no individual (Por peso e Absoluto) e por equipe para Dangai (Faixa Colarida) e Yudan (Faixa Preta).

Estava programada para sairmos da academia as 6:30 hs da manhã com o destino a Pindamonhangaba, comigo estava minha bolsa com o meu velho kimono - companheiro inseparável de treinos. A minha expectativa era somente assistir e ajudar na organização do torneio. Momentos antes o Gugu e o Marcão perguntaram se eu iria lutar e eu disse que não estava nos meus planos, mas se não tivesse uma equipe completa eu entraria, com a experiência da ultima competição pensei que era fogo de palha e que eu não precisaria colocar o kimono e de verdade o meu maior interesse era ver o desempenho da garotada da academia, queria ver a evolução deles com os meus próprios olhos, especialmente o Rafael e Adriano que estavam treinando conosco a noite.

Neste torneio os que classificaram lutando pela Hombu Budokan foram: Rômulo, Ramon, Vinicius, Rafael e Adriano. Fiquei feliz em ver a evolução de todos. Nesta competição todos lutaram bem e a todo momento buscaram a finalização – “o ippon”, os vi entrarem os golpes que treinaram. Espero que continuem se dedicando para alcançarem seus ídolos.

Classificação Geral ...
1º  – S.E. Palmeiras, 147 ptos;
2º  – Budokan Peruíbe, 82 ptos;
3º  – Jequía Iate Clube – RJ, 54 ptos;
4º  – Ribeirão FC, 47 ptos;
5º  – AJ Vila Sônia, 45 ptos;
6º  – AA Ferroviária, 45 ptos.




Toda viagem onde o objetivo é participar de uma competição é sempre uma aventura, carrega uma tensão no ar durante todo o percurso. Esta tensão está no rosto e nas ações de cada um. Alguns não dormem a noite, outros estão assustados, outros falam sem parar, outros não falam, alguns tentam auto-afirmarsse e muitos tem dor de barriga, este talvez seja o mais freqüente entre os atletas. Eu não planejava lutar mas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário