segunda-feira, 7 de junho de 2010

1ª Competição Oficial – Sul Americano de Veteranos – A competição

Cheguei ao hotel aproximadamente as 23:00 hs debaixo de uma garoa fina e fui para o quarto, liguei a televisão e tentei relaxar. Isto funcionou nos primeiros trinta minutos depois eu queria dormir e não conseguia, estava muito ansioso, minha preocupação iniciava com o peso e terminava com meu desempenho na competição. Resumindo fiquei rolando na cama de um lado para outro até as 1:00 hs da manhã, como não conseguia dormir resolvi radicalizar, corri por trinta minutos . Quando voltei para o quarto tomei uma ducha e fui dormir, desta vez consegui sem muito esforço.

Acordei as 7:00 hs sonolento para variar, só desperto depois do banho, a principio estava me sentido bem, logo após o banho revigorante sentei-me na beirada da cama e fiz a primeira oração do dia, agradeci a oportunidade e pedi proteção e energia para aquele dia. Peguei a mala e a pasta com a papelada da competição e fui para o ginásio, afinal precisa fazer a pesagem.

Local da Competição - Porto Alegre / RS

Quando cheguei ao ginásio o período de pesagem livre havia expirado, portanto agora só a pesagem oficial me restava e uma única tentativa. Se estivesse acima dos 81 kgs teria que lutar no Médio (até 90 kgs), naquele momento fiquei apreensivo, não sabia se ia correr um pouco mais ou se iria para as cabeças. Resolvi ir para as cabeças, acreditava que estava dentro do peso, tinha restringido minha alimentação com este objetivo, então com a determinação de sempre fui para a balança, estava me preparando para subir quando o oficial de pesagem perguntou para o rapaz na minha frente:

Oficial de Pesagem: - Qual a sua categoria?
Atleta: -Leve.
Oficial de Pesagem: - Você sabe que a pesagem é uma única vez. NÃO HÁ SEGUNDA CHANCE.

Pronto esta frase acabará com toda a minha determinação, estava pensando sobre o assunto quando o oficial de pesagem pediu para subir na balança. Deu um frio na barriga, mas subi. Fechei os olhos e ouvi ele dizer : 78,800. Ufa! E em seguida pensei: - Que inferno estava quase dois quilos abaixo, se soubesse teria me alimentado melhor.

Entre mortos e feridos eu estava bem e feliz. Agora pensava em descansar um pouco e comer algo leve. Acabei comendo um pastel de carne e tomando um refrigerante, ainda bem que não fez mal! De leve não tinha nada. O inicio estava previsto para as 13:00 hs e enquanto não chegava o horário fiquei perambulando pelo clube e conversando com os amigos.

As 13:00 hs iniciaram-se os discursos e homenagens. Entre dirigentes que discursarão estava o Carlos Eurico da Luz Pereira, Presidente da Federação Gaucha de Judô e concorrente direto na minha categoria, conforme informações obtidas com o Motta ele seria um adversário duro, momentos mais tarde o Carlos Eurico acabou confessando que iria fazer a primeira luta comigo. Achei uma pena ele não lutar, minha motivação aumenta conforme a habilidade do meu adversário.

Os homenageados foram o João Derly e Baby, atletas olímpicos e de currículo invejável. Ficamos aguardando aproximadamente 40 minutos até o inicio oficial da competição. Logo após o comprimento inicial deu-se inicio ao aquecimento. Estávamos ansiosos e querendo lutar meu parceiro de aquecimento foi o Neder e fizemos várias entradas de golpes e troca de pegada para aquecer os dedos e a músculos.

As competições iniciaram pelo M11 e F11, e terminariam no M1 e F1, portanto eu poderia acompanhar uma serie de lutas de interessantes:

M4 – Meio-Médio lutaria o Neder favoritíssimo a ganhar;
M5 – Meio-Leve lutaria o Julio Kawakami e faria duras lutas até chegar à final;
M3 – Meio-Leve Paulinho Castellanos era favorito;
M3 – Leve o Rodrigo Motta era favorito ao titulo;
M3 – Meio-Médio estava o Trinca, favoritíssimo ao titulo;
M3 – Médio o Lex lutaria pelo titulo lutaria.

Neste período vi o Neder demonstrar uma vitalidade de um garoto, assisti ele vencer a primeira e segunda luta por ippon, sendo que em uma delas ele aplicou um belo harai-goshi . Vi o Julinho entrar alguns seios-otoshi e morote-seio-nague sempre com a mesma disposição de quando tinha 20 e poucos anos, acompanhei o Motta aplicar um tai-otoshi baixinho e fiquei impressionado com a força e vigor físico do Trinca, onde sua principal técnica era o O-Soto-Gari. E tudo eu acompanhava da arquibancada junto com o pessoal do JAL – Judô Alto da Lapa, até que anunciaram... “ATLETAS M2 MEIO-MEDIO COMPARECER PARA IDENTIFICAÇÃO...”. Nesta hora o coração bate mais forte e a única coisa que passou pela minha cabeça foi: “Preciso me concentrar!”. Rapidamente peguei o MP3, os fones de ouvido e fui para a identificação, escutando um heavy metal bem light RUNNING FREE – “IRON MAIDEN”. Neste momento iniciou-se a passagem do estado relaxado para o de combate, e agora o meu foco era somente “VENCER”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário