domingo, 24 de abril de 2011

Brasileiro de Veteranos 2009 – A preparação

Após o Sulamericano fiquei uma semana recuperando-me do shiai, isto comprova a minha teoria, eu estava fisicamente despreparado.  Meu corpo sentia o esforço efetuado nos dias anteriores. Pensando nestes problemas comecei a planejar meu treinamento até o Brasileiro previsto para Novembro de 2009. Aumentei a carga de treinos e procurei treinar pelo menos quatro vezes por semana. Para evitar contusões mais serias adotei a rotina de não treinar muito forte, porém o velho corpo despreparado começou a sentir o esforço e algumas contusões começaram a surgir.  Primeiro foram os tornozelos e depois o ombro direito, sentia algumas fisgadas, mas depois de aquecido a dor passava e eu continuava a treinar.

Esta foi minha rotina de treino inicial, obvio que o planejamento determinado não se manteve até o final, no meio deste processo ocorreu um fato que mexeria comigo e meus famíliares e consequentemente mudaria a rotina de todos.

Minha mãe constantemente dizia que meu pai estava com muitas dores e não queria ir ao medico de jeito nenhum. Tentei por algumas vezes convencê-lo a ir para o hospital, mas todas as investidas foram em vão, e eu sinceramente acreditava que a situação estava sob controle e no momento oportuno ele nos deixaria levá-lo. Não me lembro exatamente quando, mas minha mãe reclamava que meu pai marcava os exames e não fazia ou os mesmos eram marcados com uma distancia muito longa prejudicando a sua coragem de fazê-los. Porém em determinado momento as dores começaram a ficar mais fortes e eu estava muito preocupado. Em uma conversa com uma amiga Pilar, a quem serei eternamente grato, comentou e indicou o Doutor Murilo homem calmo e discreto que nos ajudaria com tal imbróglio.

Meu pai tinha pavor de hospital por uma serie de motivos, mas graças a Deus o Doutro Murilo conseguiu marcar grande parte dos exames no mesmo dia. Ficamos o dia todo no hospital, meu pai reclamava e queria ir embora, mas depois de dar varias broncas consegui conter sua angustia e ele conseguiu fez os exames.

Lembro-me da noticia do Dr. Murilo e não eram nada animadores, ele estava com metástase por todo abdômen e brevemente o seu intestino iria parar. Seria necessário fazer uma cirúrgia o mais rápido possível, porém devido ao grau avançado da doença, consegui convencer ao Dr. Murilo a deixá-lo a voltar para casa.

De volta para casa meu pai se sentia um pouco mais tranqüilo e aliviado, eu não disse nada profundo para ninguém sobre a doença, mas disse que a situação era grave, e possivelmente meu pai precisaria ser internado, então precisava da compreensão e paciência todos. Com o passar dos dias fui contando sobre a doença para o meu pai, apesar de achar que ele já sabia, mas acreditei que por um motivo ou outro não quis enfrentá-la ou achou poderia resolvê-la de alguma outra forma, mas infelizmente esta doença é cruel e não tem piedade, especialmente se não for tratada desde o inicio.

Como era esperado na véspera da competição 14/11/2009 meu pai começou a sentir-se mal e teve que ser internado para fazer uma cirurgia de emergência, o seu intestino havia parado de funcionar e agora necessitaria tirar parte do intestino grosso e fazer uma ......, a cirurgia levou boa parte da madrugada do dia 15, mas lembro que o Dr. Murilo as 4:30 am aproximadamente informou que tudo estava bem e agora ele ficaria em recuperação e que podia ir para casa. Não preciso nem dizer, fui para casa e não consegui dormir, fiquei perambulando pelo apartamento por algum tempo, deitei na cama e fiquei pensando se deveria ou não lutar...

domingo, 17 de abril de 2011

1ª Competição Oficial – Sul Americano de Veteranos – Absoluto

Para fazer a inscrição no absoluto nós tínhamos um período de aproximadamente uma hora e meia, durante este periodo perguntei a mim e a amigos se deveria lutar, no fundo já sabia a resposta, mas estava inseguro e procurava algo ou alguma coisa para me apoiar, isto é, queria um empurrãozinho. Não demorou muito para decidir-me, percebi vários atletas do meio-leve, leve e meio-médio M2 se inscrevendo, então decidi ir até a mesa tecnica e fazer a minha inscrição também.

Uma das primeiras lutas do Absoluto M2 foi o rapaz que classificou primeiro na minha categoria versus o Sergião (Palmeiras), combate que imaginei ser tranqüilo para o Sergio, enganei-me redondamente o rapaz do sul era realmente muito forte e deu uma canseira no Sergio até jogá-lo de yuko, surpresa na área! Estava ansioso e o Motta acabou me tranqüilizando, passou dicas importantes sobre o meu primeiro adversário. Motta  disse-me que era um adversário duro, mas não tinha nenhum golpe forte para me preocupar, fiquei um pouco mais tranqüilo com a informação e comecei a me preparar para o combate.

Quando comparo as lutas anteriores que fiz na categoria versus a primeira luta no absoluto,  eu considero que estava extremamente calmo, mas aguardava ansioso a entrada no tatame. Após o hajime efetuado pelo arbitro central as coisas se tornaram muito complicadas, ele era destro, tinha bastante força, e imprimia um volume forte na luta, conclusão, perdia a pegada há todo o momento e não consegui me aproximar. Ele me patolava e deixava o braço duro, pesando nas costas e além de tudo ele dava vários chutes (Eu não posso chamar o que ele fazia de de-ashi-barai - risos), neste formato de luta e eu não conseguia me movimentar acabei recendo shido (advertência por falta de ataque), não demorou muito levei o segundo shido e conseqüentemente perdia por yuko, tentei atacar algumas vezes, mas não tive sucesso. Somente em uma ocasião consegui entrar um ouchi-gari e derrubá-lo, na minha opinião um wazari, mas o arbitro lateral acusou que eu apliquei fora da área e foi invalidando a minha investida, a partir deste momento o gás acabou e não tinha mais comando sobre o meu corpo, o meu adversario começou a movimenta-se mais rapido e me abaixou-me, forçando-me a levar uma nova punição, porém agora perdia de wazari. Por alguns instantes consegui me recompor e lutar mais um minuto até o final do combate, mas perdia inquestionavelmente, em nenhum momento tive o controle da luta e em um único momento dei um golpe efetivo, terminei conformado, mas estava ciente que precisava melhorar muito se planejava vôos mais altos no Master.

A partir daí comecei a pensar nas minhas falhas e no que poderia melhorar, e nas ultimas horas da competição acompanhei as lutas por equipe e conversei com os amigos, algo que não tem preço.

As competições Masters são uma forma de extravasar as tensões do dia-a-dia e de rever os amigos. Não posso reclamar de nada foi ótimo, ganhei uma medalha e estava motivado a continuar, próxima parada Campeonato Brasileiro Master, eu estava com bons pressentimentos sobre esta competição, mas como nada é fácil...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Calendário 2011 - Competições Veteranos (Grand Masters)

Está disponivel o Calendário-2011 para as principais competições para Veteranos (Massters) e Kata.
It is Available the 2011 - Calendar for Grand Masters (Veterans) and Kata Competitions.

COMPETIÇÕES OFICIAIS MASTER (VETERANOS) - 2011
OFFICIAL JUDO GRAND MASTER (VETERANS) CHAMPIONSHIPS - 2011

17th                                      VI COPA KIMONOS BUDOKAN
Apr-2011           AMISTOSO       6th KIMONOS BUDOKAN CUP
                                           MOGI DAS CRUZES – SÃO PAULO – BRASIL

16th until 19th      OFICIAL FIJ         III CAMPEONATO MUNDIAL DE VETERNOS (MASTERS)
Jun-2011                                          3rd Grand Master Judo World Championships
                                                         FRANKFURT - GERMANY  

13th until 15th      OFICIAL FIJ       2011- CAMPEONATO MUNDIAL DE KATA
Jun-2011                                          2011 - KATA WORLD CHAMPIONSHIP
                                                         FRANKFURT - GERMANY

11th                      OFICIAL FPJ      2011 - CAMPEONATO PAULISTA VETERANOS (MASTERS)
Jun-2011                                2011 - PAULISTA GRAND MASTER JUDO CHAMPIONSHIP
                                                          AMPARO – SÃO PAULO – BRAZIL

11th                      OFICIAL FPJ      2011 - CAMPEONATO PAULISTA DE KATA
Jun-2011                                           2011 – KATA PAULISTA CHAMPIONSHIP
                                                          AMPARO – SÃO PAULO – BRAZIL

Date Undefined     AMISTOSO       43º TORNEIO PERIQUITO DE JUDO (S.E.PALMEIRAS) - 2011
Aug-2011                                          43º PERIQUITO JUDO TOURNAMENT
                                                          SÀO PAULO – BRAZIL

07th until 09th       OFICIAL FIJ        I CAMPEONATO ASIATICO DE VETERANOS (MASTERS)
Oct-2011                                           1st ASIA GRAND MASTER CHAMPIONSHIPS 2011
                                                          TASHKENT – UZBEKISTAN

23th until 25th       OFICIAL FIJ       I CAMPEONATO PANAMERICANO VETERANOS (MASTERS)
Sep-2011                                           1st PANAMERICAN GRAND MASTER CHAMPIONSHIP
                                                          PORTO ALEGRE - BRASIL

Date Undefined      AMISTOSO      2011 - TORNEIO SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA
                                                          2011 – SPORT CLUBE CORINTHIANS TOURNAMENT
                                                          SÃO PAULO – BRAZIL

15th and 16th         AMISTOSO      66º  TORNEIO BUDOKAN DE JUDO
Oct-2011                                           66th BUDOKAN TOURNAMENT
                                                          CITY UNDEFINED – SÃO PAULO - SP

29th                        OFICIAL CBJ     2011 - CAMPEONATO BRASILEIRO VETERANOS (MASTERS)
Oct-2011                                            2011 – BRAZILIAN GRAND MASTERS CHAMPIONSHIP
                                                           SÃO PAULO – BRAZIL

29th                        OFICIAL CBJ      2011 - CAMPEONATO BRASILEIRO DE KATA
Oct-2011                                            2011 – KATA BRAZILIAN CHAMPIONSHIP
                                                           SÃO PAULO – BRAZIL

Date Undefined                         III CAMPEONATO SULAMERICANO VETERANOS (MASTERS)
                                                           3rd SOUTH AMERICA GRAND MASTER CHAMPIONSHIP
                                                           CITY UNDEFINIED – URUGUAY

Date Undefined                         III COPA SUL AMERICANA DE KATA – 2011
                                                           3rd KATA SOUTH  AMERICA CHAMPIONSHIP
                                                           CITY UNDEFINIED – URUGUAY

Date Undefined       OFICIAL FIJ     IV CAMPEONATO MUNDIAL DE VETERANOS (MASTERS)
2012                                                  4th Grand Master Judo World Championships                                                            
                                                          CITY UNDEFINED – BRASIL