segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Definindo metas e pensando no futuro

Corrigindo o passado

Há alguns dias atrás a Sabrina lembrou-me que eu havia involuntariamente omitido fatos importantes na historia e que refletem diretamente nas minhas decisões, e para corrigir esta falha e mostrar a força de uma única frase vou descrever este fato - “O Dudu já fazia natação e eu disse para Sabrina que ele não demonstrava interesse pelo judô.” A resposta dela foi: - Ele gosta de natação porque eu o levo nas aulas e o incentivo a fazê-las, portanto se você quer que ele faça judô, faça a sua parte!

Tomando a decisão

Em 20 de Dezembro de 2008 foi aniversario do Eduardo e a festa de Bonenkai da Budokan, neste evento o Dudu foi promovido para faixa bordo (vinho) e o Enrique infelizmente não pode mudar de faixa, ele quase não fazia aula e seria uma injustiça com o restante dos alunos. Nesta festa de confraternização percebi que eu precisaria de algo mais para servir de exemplo para meus filhos e mais jovens e precisava ser algo que eu pudesse me orgulhar no futuro, então a primeira coisa que eu pensei foi: “Eu vou voltar a competir” – Esta decisão foi importante, era o rascunho para determinar minhas metas.

Estabelecendo Metas – Ajudando os mais novos

O maior motivo para que eu retomasse o contato com judô foram os meus filhos, eu quero que eles tenham o contato com esta nobre arte e a base e direcionamento para conquistar todos os objetivos em suas vidas.

Pensando desta forma uma das metas é colaborar com os jovens para a sua evolução como pessoas, judocas e atletas através do judô. O primeiro passo foi criar este blog com a esperança de servir de inspiração para muitas pessoas. O segundo passo é ajudar os jovens que estão próximo e desejam ser fortes e evoluir. O terceiro passo é montar um projeto social que ajude um grupo de crianças a terem a oportunidade de seguirem pelo o “caminho suave”.


Estabelecendo Metas – Motivando as academias e associações

Do meu ponto de vista os grandes formadores de atletas são as academias e associações e não clubes como vêem sendo divulgado (raras as exceções). Os clubes tem um papel fundamental na continuidade da carreira do atleta que eu considero ser na passagem da adolescência para a fase adulta.  Porém durante a época de formação da criança/atleta quem é responsável pelo desenvolvimento tecnico.  Este processo funciona bem porque o judô exige um longo tempo para aperfeiçoamento das técnicas e um acompanhamento quase que individual para o desenvolvimento atlético e pessoal.

Algumas associações estão se movimentando e procurando melhorar sua estrutura para manter-se como fonte de novos atletas, a minha meta é ajudar a associação que eu participo - Na sua estrutura e em outras situações que meus serviços sejam necessários e aprovados pelo Sensei.

Estabelecendo Metas – Retorno as Competições

No dia 02 de Janeiro de 2009 tomei a primeira decisão importante – “Parar de Fumar”.  Para que esta ação se tornasse verdadeira alguns fatos aconteceram e motivaram-me a largar - A Dora (Tia) havia conseguido parar de fumar (fumante inveterada e compulsiva), a empresa que eu trabalho iniciou uma campanha contra o tabagismo, a cobrança dos meus filhos e esposa (antiga reclamação) e se eu quisesse voltar a competir precisa rever meus hábitos, então no dia 02 de Janeiro de 2009 de madrugada após uma crise de tosse decidi parar.
Os dois primeiros meses foram difíceis, mas utilizei de todos os artifícios disponíveis, path e chicletes de nicotina, acupuntura e exercícios, somente depois que parei percebi o quanto fazia mal, o quanto me prejudicava e o quanto eu era dependente.

A segunda decisão foi fazer um check-up geral visando verificar o estado de saúde atual e estabelecer se eu estava apto para competir. Dois pontos eu sabia que precisava controlar era a pressão arterial e o peso, afinal parando de fumar e a tendência seria engordar, para diminuir o impacto destes problemas aumentei a minha carga de treino e modifiquei parte da minha alimentação, obtive bons resultados estabilizei minha pressão com medicação e treino, e consegui perder nove quilos, mas ainda estou longe do ideal.

A terceira decisão que tomei foi fazer um planejamento para participar e classificar em pelo menos um Campeonato Mundial Master até 2014, porém a execução deste planejamento é complexa é necessitará de um extenso controle de riscos e um plano de contingência detalhado durante todo o processo.

Conclusão

As atividades macros foram determinadas agora é preciso detalhar o planejamento e executar as tarefas estruturais deste projeto, e para cada atividade e fase concluída será uma vitoria de todos e mostrará as alegrias, as tristezas e os percalços que terei durante este caminho, mas que são fundamentais para o amadurecimento do ser humano.

“Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar” – Jigoro Kano

Nenhum comentário:

Postar um comentário