domingo, 22 de maio de 2011

V Copa Budokan de Judô - 2010 – Mogi – Parte I

Em 13 de Janeiro de 2010 retorno aos treinos e aos preparativos para as competições de 2010, sinceramente estava empolgado com os resultados do ano anterior, via boas perspectivas para o ano.
Em 04 de Janeiro completei exatamente um ano sem fumar, uma vitoria tão fantástica quanto ganhar um campeonato Brasileiro. Neste periodo eu estava bem e só precisava me dedicar aos treinos, a primeira competição seria V Copa Budokan de Judô em Mogi das Cruzes e seria muito forte. Todos os competidores precisavam pegar ritmo e esta competição seria a única oportunidade antes da Copa São Paulo, primeira competição oficial do calendário paulista, e premiaria o primeiro colocado com uma vaga para o Campeonato Paulista e Sul Brasileiro.

Como todo inicio de ano a maioria estava fora de forma e peso, e no meu caso não era diferente, estava com 86 kilos, e a categoria que iria lutar o limite era de 81 kilos, resumindo precisava entrar em forma rapidamente.  Treinando mais forte e comendo um pouco menos consegui chegar aos 81kilos e estar apto a lutar no Meio-Médio, algo que só consegui as vésperas da competição.

Chegamos cedo ao ginásio municipal de Mogi das Cruzes e fui rapidamente para a pesagem, para a minha alegria pesei 81 kilos cravados. Na minha categoria tinha atletas bastante fortes como o Trinca, o Xuxu e o Shinobi, todos bastante experientes em competições Master.

Lembro-me que diferente da década de 80 hoje não se sabe qual a área que se vai lutar, é feita uma fila imensa de atletas e conforme as áreas vão ficando vazias são preenchidas por novos combates. Não posso negar ficou mais rápido e aparentemente mais organizado, mas é extremamente cansativo para os atletas e estimula o nervosismo para a luta, além de prejudicar o espectador que não sabe quem vai lutar e onde. Esta sensação para quem assiste é muito confusa.

A minha primeira luta seria com um rapaz do São Caetano, um faixa marrom que parecia nervoso, preocupado e descrente, neste combate para ajudar o nosso nervosismo descobrimos que o combate seria gravado para o programa “Caminho Suave” que passa todos os domingos as 16:00 hs no canal TV Aberta e fica disponível na internet no link http://www.programacaminhosuave.com.br/,  muito destes combates são  narrados pelo grande amigo, judoca e professor Fernando Catalano.

Eu estava suando e rezava para a lutar começar logo, sabia que depois do primeiro golpe tudo voltaria ao normal, Lembro-me da pegada, consegui matar gola e manga com facilidade, deixei o braço de meu adversário inoperante, empurrava-o para fora da área quando ele resolveu soltar a mão da minha manga, era tudo que eu precisava, rapidamente entrei um o-soto-gari sem defesa – IPPON! Foi muito bonito, com a descarga da adrenalina acabei saindo até de maneira errada, fui querer passar na frente do arbitro lateral que logo me corrigiu.

A minha segunda luta seria duríssima, o meu adversário seria o Trinca. Eu treinei com ele uma única vez no Projeto Futuro e tinha sofrido bastante para sair da sua pegada, naquele treino fui jogado algumas vezes, desta forma eu sabia o que deveria ser feito, tinha consciência de sua força e preparo físico. Neste momento eu entendia que podia ter alguma vantagem a minha envergadura e a quantidade de golpes pareciam ser maiores, mas eu tinha certeza, se eu perdesse a pegada seria jogado sem piedade e pensando desta forma iniciei o combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário