quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Judô Paulista - Por que eu estou incomodado?

Há algum tempo estou incomodado com os resultados obtidos pelo judô paulista e pela condução dos treinamentos efetuados para as crianças e atletas de forma geral. Eu não sou um filosofo do caos e muito menos prego esta situação, mas a experiência me diz que teremos uma entre safra longa de atletas do nível técnico do Thiago Camilo e Leandro Aguilero, que hoje são parâmetros do “judô clássico” de alto nível.

Do meu ponto de vista o judô de São Paulo parou ou regrediu, caso vocês se sintam mais confortáveis pode-se dizer que os outros estados evoluíram mais que São Paulo, mas independente da expressão utilizada o resultado é frio e único: “São Paulo tem perdido espaço para os outros Estados!”.

Analisando o judô de maneira simples e verificando o que envolve o treinar e aprender judô, concluo que para formar atletas de ponta demanda um grande esforço e anos treinamento para aperfeiçoar uma única técnica, este esforço envolve o atleta, a família, o mestre e professores com profundos conhecimentos de judô. E que se prestarmos atenção e sermos um pouco críticos perceberemos que mestres e professores deste nível são escassos nos dias hoje, e é possível contá-los nas “pontas dos dedos”!

Agora se ampliarmos este leque nós encontraremos outros “professores de judô” se é que posso chamá-los assim, eles se dividem em:

a) Aqueles que se preocupam somente com própria imagem, entidade ou academia e com os resultados obtidos em competições, e esquecem o atleta e o ser humano.
b) O outro é o professor de escolas, este normalmente é formado ou está cursando Educação Física e a experiência e conhecimentos de judô são nulos. Eles normalmente não têm o preparo ou o acompanhamento necessário para passar a filosofia e as técnicas do judô.

Sendo assim, os resultados destas duas figuras são interessantes: Juntos conseguem perder possíveis talentos para a época adulta, passam conhecimentos e valores distorcidos, enfraquecem associações tradicionais, institutos e pessoas do meio que querem a evolução do judô mantendo as tradições e espírito, gastam recursos que serão perdidos no tempo trazendo um retorno de investimento muito próximo de zero.

Na minha opinião o judô paulista me parece inerte e precisamos fazer algo ... Pensem e vamos ajudar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário