segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Preenchendo as lacunas do passado... Parte IV

Durante o ano de 2001 fiquei dedicado ao trabalho e não pratiquei qualquer esporte somente acompanhei de longe a evolução do vôlei e do judô. Neste ano começava o um novo capitulo do mais vitorioso técnico que o Brasil conheceu: Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho – Um exemplo de determinação, e que conhece profundamente o significado de trabalho duro. Com o passar do tempo aprendi a admirar sua obsessão pela perfeição. Neste ano conheci minha esposa e amiga Sabrina e começamos a namorar no dia 25 de Outubro.

No final do primeiro semestre de 2002 fui para o E.U.A a trabalho e fiquei aproximadamente 4 meses. Foi uma ótima experiência, mas o primeiro mês foi bastante complicado, sinceramente não estava preparado financeiramente ou psicologicamente para fazer uma mudança tão radical, sofri mais do que deveria (culpa minha) deveria ter me preparado melhor tanto financeira como psicologicamente, mas como sempre só vim entender alguns anos depois. No segundo mês encontrei uma academia de artes marciais em uma cidade próxima a que estava e que tinha jiu-jitsu e judô, praticava uma ou duas vezes por semana, mas não era constante e para minha surpresa em um determinado momento me presentearam com o “Black Belt” pela Liga de Artes Marciais - Illinois, mas sinceramente nunca entendi bem como funcionava esta liga e nunca me motivei, a saber, ela não tinha qualquer filiação com as federações reconhecidas ou que eu conhecia.

Quando retornei para o Brasil no segundo semestre descobri que seria pai! (Foi uma noticia maravilhosa), a Sabrina estava grávida e até o final de dezembro/2002 ele nasceria. Com a nova situação eu e Sabrina decidimos “casar” (juntar), fizemos uma pequena reforma no apartamento e iniciamos os preparativos para receber o novo integrante da família. Neste período de preparativos e com o estresse normal da situação, resolvi voltar a treinar, mas desta vez sem a pressão de estar em uma academia de judô ou clube, combinei com o Ricardo (primo Sabrina) e ex-atleta Associação de Judô Ypiranga a voltar a praticar o judô e desenferrujar um pouco os corpos desacostumados a treinos, havia uma academia do lado de casa e lá reencontrei o Catiboriam (Ex-Atleta do São Paulo F.C – Ligeiro) e por alguns meses praticávamos duas vezes por semana, neste período convenci a Andrea (prima Sabrina e Ricardo) a praticar judô. Ela era iniciante e na época com 14 anos aproximadamente, acredito que foi uma ótima experiência, varias vezes ela diz que gostaria de voltar.

Como previsto e após algumas pequenas complicações na gravidez o Eduardo nasceu! Loirinho de olhos verdes como eu! (Imagine o que tive que escutar e tenho que escutar até hoje) E como não poderia deixar de ser, um dos primeiros presentes foi o uniforme do glorioso Palestra Itália, afinal ser Palmeirense não é questão de opção. O segundo não foi o judogui (kimono), mas no meu pensamento já estava determinado que treinar judô também não é questão de opção. Eu acredito que ele precisará entender e viver a essência do judô, e que isto ira ajudá-lo e trará vantagens no futuro – a dedicação, disciplina e aprender a perder serão partes importantes desta vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário