quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Procurando saber o que é preciso... Parte I

Você alguma vez já se perguntou por que algumas pessoas ou alguns atletas se destacam mais do que outros? Normalmente esta situação é associada a talento ou facilidade, porém isto não é 75% verdade, isto mesmo, 75% verdade! Quando começamos a pensar em alto nível ser talentoso ou ter a facilidade para fazer algo não é, e nem será o suficiente. Será preciso muita dedicação e um conjunto de fatores para obter o sucesso.
Um exemplo atual é o fenômeno Usain Bolt – Atual recordista dos 100 e 200 metros com 1.93 de altura, estereótipo incomum para um corredor de curta distância, além de ter três grandes falhas na largada (fato declarado por seu treinador), se analisarmos perceberemos que ele não tem nem o biótipo comum para ser um corredor de velocidade. Será que é só talento e/ou facilidade para este tipo de prova? Ou será que ele treinou intensamente durante anos e criou suas oportunidades até chegar no estagio atual?
Eu por principio acredito em trabalho duro, dedicação e concentração. Nenhum atleta ou bom profissional de nível consegue bons resultados sem treinar/praticar muito. Nenhum judoca tem um golpe forte sem treiná-lo e corrigi-lo diariamente. Conheço atletas e amigos que faziam em media 1.000 entradas de golpe por dia, sem contar o treino da noite, e isto eles faziam sozinhos na garagem de casa utilizando câmara de bicicletas – Morote-Seoi e Ippon-Seoi. Acompanhei e participei de treinos duríssimos e de longa duração, onde no final não se conseguia nem andar e em um ato de superação fazíamos Nague-Ai (projeção de golpes), para melhorar nossa técnica e espírito.
Talvez a nova geração precise perguntar para Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Luiz Shinohara, Walter Carmona, Hatiro Ogawa, Luiz Onmura, Sumio Tsujimoto, Sergio Pessoa, Hitoshi Ogawa, Nelson Onmura, Fuvio Miyata, Thiago Camilo, Henrique Guimarães, Carlos Honorato, Leandro Guilhero e alguns outros o quanto eles treinaram e se dedicaram para ficarem fortes e talvez esta nova geração e seus pais consigam perceber o quanto o caminho é longo e duro, e que não existe caminho fácil para ser forte.
Acreditando que nós fazemos nossas oportunidades e que os bons atletas não são feitos só de músculos, eu sugiro que leiam “Outliers – Fora de Serie” de Malcom Gladwell, onde ele aborda porque algumas pessoas se destacam mais que outras. Se vocês quiserem detalhes veja a dica de Leitura 93 do Blog “A Guerra do Fim do Mundo” que é mantido pelo Rodrigo Guimarães Motta. O link é:
http://aguerradofimdomundo.blogspot.com/2009/07/dica-de-leitura-93-outliers.html
“Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.” - Jigoro Kano

Nenhum comentário:

Postar um comentário